domingo, 13 de julho de 2008

Porque o Orkut conquistou o Brasil e MySpace não?

É incrível a popularidade do Orkut no Brasil. Desde que foi lançado, em 2004, o site caiu no gosto popular, sendo invadido por brasileiros, que hoje compõem mais da metade dos usuários cadastrados. Enquanto isso, o MySpace, que surgiu inclusive alguns meses antes do Orkut não vingou até hoje no Brasil. Porquê? Confira a opinião da blogueira Cynara Peixoto (foto).

1) Facilidade de uso
O Orkut sempre proporcionou uma enorme facilidade de uso, onde sem muitas explicações os usuários podiam criar seu perfil, identificar como ver scraps, adicionar amigos e configurar sua conta, usando e abusando de ícones. Mesmo em inglês, a usabilidade é muito boa. Já o MySpace tem uma usabilidade mais complicada, exigindo um pouco mais de conhecimento de inglês. A maior quantidade de recursos foca um usuário mais refinado, o que dificultou a popularização.

2) O idioma
Vendo que o número de usuários brasileiros só crescia, o Orkut ouve a clamação popular e lança a versão em português no começo de 2005. Enquanto isso, o MySpace somente agora, em 2007, lançou sua versão no nosso idioma.

3) Personalização
A facilidade de personalizar o seu perfil é um trunfo para os usuários do MySpace nos EUA. Um fracasso no Brasil. Poucas pessoas sabem (ou querem saber) como mudar seu perfil para que fique personalizado. O ponto negativo disso é que não foi criada uma identidade visual com o usuário, que diferentemente do Orkut, até hoje mantém aquele terrível azul bebê no fundo, o que faz com que uma pessoa a metros de distância saiba que a outra está no computador acessando o Orkut.

4) Proibição
Brasileiro não gosta de regra. O que é proibido é mais atraente, vira objeto de desejo. O primeiro site a popularizar a obrigatoriedade de ter um convite para entrar foi o Orkut – hoje esta tática já está bem batida. Com isso, despertou a curiosidade das pessoas para saber o que havia de tão especial no site. Porque só pessoas convidadas podem entrar? Este para mim, foi o grande diferencial e fator de sucesso do Orkut. Esta sensação de sentir-se especial por fazer parte de um grupo isolado fez com que este grupo crescesse mais e mais, até chegar onde chegou. O MySpace? Qualquer um pode entrar, não tem graça.


0 comentários:

 

Blog de teste | Design by iBloGraphics