terça-feira, 12 de agosto de 2008

MSN e Orkut inspiram alunos no 'Desafio de Redação'

Os principais instrumentos de comunicação virtual - o site de relacionamentos Orkut e o MSN, programa de conversa em tempo real - inspiraram os alunos do Ensino Fundamental das escolas de Rio Grande da Serra que iniciaram, segunda-feira, a segunda edição do Desafio de Redação. A iniciativa é uma ação conjunta do Diário e da USCS (Universidade Municipal de São Caetano do Sul). O autor da melhor redação será premiado com uma bolsa de estudos da universidade.

Cerca de 5.000 estudantes de nove escolas do Ensino Fundamental de Rio Grande aceitaram o desafio de escrever sobre relacionamentos na era da tecnologia, como dita o tema, Amizade.com. Já a missão do Ensino Médio é tratar sobre Amizade na Rua.

Em sua redação, Glenda Stella da Silva, 12 anos, aluna da 6ª série da EE Cora Coralina, lembrou que nem todas amizades feitas pela internet nem sempre são positivas. "Abordei a questão da pedofilia e os perigos das amizades feitas com desconhecidos pelo Orkut e MSN. Nem sempre dá para confiar em todo mundo."

A garota, que adora escrever e navegar pela web, pretende cursar faculdade. "Ainda não sei se de biologia ou artes cênicas. Quero ver se consigo entrar no Senai, ser encaminhada à uma boa empresa e com parte com salário abrir uma poupança. Caso contrário, não terei como pagar os estudos." Ela conta que o computador da família foi presente que o irmão ganhou como prêmio em um concurso promovido pelo Pólo Petroquímico.

Se depender da dedicação dos participantes, a competição promete ser acirrada. Aluno da 6º série, Gabriel Fialho, 11, conta que abusou da criatividade para escrever. "É uma história de ficção que começa depois que eu entro no MSN e uma pessoa estranha vem me chamar para conversar", adianta Fialho, que quer cursar jornalismo para trabalhar como repórter de televisão. Na escola, ele costuma entrevistar colegas e professores com o gravador que ganhou do pai recentemente.

Aluna do terceiro ano do Ensino Médio, Vanessa Rodrigues de Souza, 17, também foi uma das concorrentes de segunda-feira. Ela diz ter facilidade para escrever e gostar do tema proposto, tanto que ela foi uma das primeiras a finalizar o texto. "Escrevi sobre a importância da amizade para o desenvolvimento social dos seres humanos. Gostei do resultado e se eu ganhasse a bolsa seria perfeito. Quero muito estudar pedagogia."

As provas do Desafio de Redação serão aplicadas até o dia 17 de setembro. Nesta terça-feira será a vez das escolas de Ribeirão Pires. A expectativa é que 300 escolas públicas e particulares sejam envolvidas no projeto e produzam, no mínimo, 100 mil redações. No ano passado foram elaborados mais de 94 mil textos sobre o tema O Futuro da Minha Cidade.

Os trabalhos serão corrigidos e avaliados por uma comissão de professores e universitários da USCS, além de convidados. Serão analisados aspectos como concordância ao tema proposto, criatividade, coerência gramatical, legibilidade e obediência ao número de linhas (de 20 a 30).

Visitem nosso parceiro Cativa Google (Humor é aqui)

0 comentários:

 

Blog de teste | Design by iBloGraphics