quinta-feira, 28 de agosto de 2008

BOMBA: Sem Orkut por talvez 180 Dias… Será?

Galera, dessa vez é pra valer… O Orkut está em manutenção que talvez dure até 180 dias! Isso mesmo, depois desta bomba literalmente os Internaltas Brasileiros entrarão em colapço! Agora é a 2º Pior Bomba, você que tem sua vida colorida com seu Fake no Orkut pode-se considerar sem ele… Pelo o quem tem sido falado os Fakes serão excluidos… Sorte que eu não tenho nenhum…

Muitas pessoas estão repassando consecutivas vezes vários textos, dentre eles um dos que eu mais recebi foi:

“Orkut só funcionará a partir sábado as 8 horas e todos os fakes e derivados serão deletados da rede automaticamente por usar nome falso, e serão procurados dados pessoas e os responsáveis serão chamados pela justiça, a equipe google.”

Abaixo vocês podem conferia a matéria de autoria e Fonte original do Blog Internacional que fala sobre as últimas notícias sobre o Orkut… Parece que o Apolalipse começou… Dercy você não tinha de ter morrido :shock:

Uma manutenção de seis ou 180 dias pode colocar em colapso a internet brasileira. O site de relacionamento mais famoso do país, o Orkut, entrou em manutenção não avisada. Segundo o site, a manutenção é temporária, mas segundos informações obtidas com exclusividade pelo Blog Internacional, essa manutenção pode durar até sábado, ou até setembro.

Segundo o site “Tudo Rondônia”, a manutenção até setembro (180 dias) será para cumprir um plano de acabar com a pedofilia na rede. Porém, o mais provável que essa manutenção dure até sábado.

Segundo o site IDG Now!, o Orkut recebeu um grande número de reclamações de troca de perfis. Uma pessoa entrava com um login e acessava um perfil que não era da pessoa. O problema se acentou às 17h, e o Orkut saiu em manutenção entre 18h30 e 19h00.

O mais provável é que o Orkut volte no sábado, totalmente limpo de fakes e derivados. Os donos do fake deverão ser investigado pela equipe do Orkut e acionados pela Justiça.

Posição oficial do Orkut

A equipe do Orkut já se pronunciou oficialmente no grupo do Orkut no Google Groups, uma espécie de avô do Orkut. Segue abaixo, na íntegra, o depoimento dos administradores do serviço:

“Como muitos de vocês notaram, nós estamos enfrentando problemas no Orkut. Nossos engenheiros estão trabalhando no momento para resolver essa situação e o Orkut.com está sob manutenção temporariamente. Lamentamos o inconveniente que isso possa causar e esperamos que vocês estejam conosco quando voltarmos!

Editado

Aparentemente esta notícia parece ser veridica…

Orkut só funcionará a partir sábado as 8 horas e todos os fakes e derivados serão deletados da rede automaticamente por usar nome falso, e serão procurados dados pessoas e os responsáveis serão chamados pela justiça, a equipe google…

Excluir perfis e comus fakes é ilegal porque no processo movido pela vara de SP proibe isso, sendo considerado destruiçao de provas e obriga ao google a manter um histórico de atividade por 180 dias… Eles podem excluir mas vão ter que deixar um histórico de qualquer jeito é, se eles vão ter que deixar um histórico não tem motivo para manutenção…

Continue lendo…

sexta-feira, 22 de agosto de 2008

Participem da Comunidade do nosso parceiro

Clique aqui para partiicipar


Continue lendo…

quinta-feira, 21 de agosto de 2008

Lucro garantido para você

Ganhe dinheiro com seu site.
Bonus inicial de $20
Lucro Garantido
Clique AQUI e conheça melhor.




Continue lendo…

quarta-feira, 20 de agosto de 2008

Orkut. Instalação da fonte Arial Unicode MS

A fonte Arial Unicode MS é uma fonte Unicode (Unicode: um padrão de codificação de caractere desenvolvido pela Unicode Consortium. Usando mais de um byte para representar cada caractere, o Unicode permite que quase todos os idiomas escritos no mundo sejam representados usando um único conjunto de caracteres.) completa. Ela contém todos os caracteres, ideogramas e símbolos definidos no Unicode 2.1 padrão.


Para instalar, siga as instruções abaixo:

  • Encerre todos os programas.

  • No Painel de controle , clique duas vezes no ícone Adicionar ou remover programas .

  • Siga um destes procedimentos:

    • Se você instalou o programa do Microsoft Office como parte de um pacote do Office, clique em Microsoft Office na caixa Programas instalados atualmente e, em seguida, clique em Alterar .

    • Se você instalou o programa do Office individualmente, clique no nome do programa na caixa Programas instalados atualmente e, em seguida, clique em Alterar .

  • Na caixa de diálogo Instalação do Microsoft Office 2003 , clique em Adicionar ou Remover Recursos e, em seguida, clique em Avançar .

  • Selecione Escolha a personalização avançada de aplicativos e clique em Avançar .
  • Ao lado de Recursos compartilhados do Office , clique no sinal de adição (+).

  • Ao lado de Suporte internacional , clique no sinal de adição (+).

  • Clique no ícone ao lado de Fonte universal e selecione a opção de instalação que deseja.

Continue lendo…

sábado, 16 de agosto de 2008

História do Orkut

O orkut é uma comunidade virtual afiliada ao Google, criada em 22 de Janeiro de 2004 com o objetivo de ajudar seus membros a criar novas amizades e manter relacionamentos. Seu nome é originado no projetista chefe, Orkut Büyükkokten, engenheiro do Google. Tais sistemas, como esse adotado pelo projetista, também são chamados de rede social.

O Sistema

Cada usuário do orkut possui uma conta e um perfil. Apenas pode criar uma conta aquele que é convidado por um usuário. No perfil estão algumas características pessoais, como descrições físicas, listas de livros e músicas, um texto de apresentação, etc. Além disso, cada usuário pode colocar como seus "amigos" outros usuários. Neste aspecto, o orkut é um grande banco de dados sobre quem é amigo de quem, ou seja, sobre a rede de amizades.

Também existem no orkut "comunidades", que são formadas por grupos de pessoas que dispõem de uma página exclusiva da comunidade para iniciar tópicos de discussão. Muitas pessoas apenas entram nas comunidades porque acham o nome ou a proposta legal, ou porque a comunidade representa um aspecto de sua personalidade.

Continue lendo…

Plantão vídeo

Continue lendo…

Homem é preso por criar perfil falso no Orkut

Cuidado ao criar um perfil do Orkut falso. Pois é um advogado foi preso por falsidade ideológica e difamação em Florianópolis sob suspeitas de criar perfis falsos no Orkut para difamar uma colega de trabalho e o namorado dela.

Bom fica a dica criar perfis falsos ou clonar um pode dar cadeia. Acho que serve de exemplo para que isso não ocorra com tanta freqüência que vem acontecendo. Muitas pessoas se enganam pensando que a internet é uma terra sem leis.

Leia a matéria completa no site da Folha

Continue lendo…

terça-feira, 12 de agosto de 2008

Brasileiros invadiram a primeira comunidade do Orkut, que era da Stanford University

Que o Orkut.com foi criado por um cara que trabalho no Google e também se chama Orkut, todo mundo sabe. Mas, uma das modas estranhas no maior site de relacionamentos do Brasil é fuçar coisas ligadas ao criador do sistema. A primeira comunidade criada na rede, por exemplo, foi simplesmente invadida por brasileiros que só querem ter o gostinho de estarem lá, mesmo sem ter nada a ver com a tal comu.

Em tempo, a primeira comunidade do orkut foi criada, imaginem, pelo Orkut! Como a Universidade de Stanford era importante centro dos relacionamentos do engenheiro, ele testou o sistema de comunidades com a "Stanford University". A comunidade ocupa o ID 0000001, talvez por isso tenha sido encontrada por milhares de brasileiros curiosos.

"This community is dedicated to the students, faculty, and alumni of Stanford University. A place for to reunite and place notices for upcoming events", diz o texto de descrição da "Comunidade Número Um". Mas, ao contrário de ser "dedicada para os estudantes, alunos e faculdades da Universidade Stanford, um local para reunião e difusão de notícias dos eventos", a comunidade virou um local para a velha bagunça brasileira.

Atualmente, por exemplo, em bom e rasgado português, que se tornou o idioma mais falado no Orkut, a Comunidade 0000001 tem como enquete principal: "Você já foi à praia?"

Outros temas que já estiveram na comunidade originalmente criada para a conceituada universidade americana são: "Qual o melhor tipo de pão?", "Vc é emo?", "Voce vai escolher a primeira opção ?!". Gozação tipicamente nacional!

Entre os mais de 14 mil participantes, novamente supremacia numérica brasileira! Aparencemente tornou-se "cult" ser participante da comunidade número um, que ostenta no nome do dono ninguém menos que Orkut Buyukkokten.

"Entrei mais para zoar, porque achei legal estar na comu número um. Não tenho e nunca vu ter nada a ver com essa universidade, que nem sei onde fica", diz um dos orkuteiros que estão entre os "membros artificiais" da Stanford University. Brasileiríssimo de Belo Horizonte, o mais longe que ele foi é ao Rio de Janeiro!

Spam: praga do orkut também na primeirinha

Além dos engraçadinhos que entraram na comunidade apenas para bagunçar, existe outro grave problema que assola a Stanford University do Orkut: o spam. Praga que mais irrita os orkuteiros, as propagandas também incham a comu com anúncios de sites eróticos, ervas milagrosas de todos os tipos ou sistemas fantásticos para ficar rico. Tudo em português, para vergonha dos brasileiros.

Está curioso? Então visite a primeira comunidade do Orkut:

Como ninguém é de ferro, e brasileiro que se preza vai sempre na onda, certamente você também quer dar uma espiadinha curiosa na Primeira Comunidade criada no Orkut.com. Então, atendendo a pedidos, ai esta o endereço:

Comunidade Stanford University: http://www.orkut.com/Community.aspx?cmm=0000001

Continue lendo…

Como criar meu Orkut sem convite? Saiba como fazer seu cadastro agora mesmo!

Agora você pode se inscrever diretamente no Orkut.com sem precisar receber um convite de alguem que já esteja na rede.

Com a nova política de afiliação adotada pelo Google, que é a empresa proprietária do Orkut.com, você só poderá acessar o orkut se tiver uma conta do Google, que permite usar vários serviços do Google com o mesmo e-mail e a mesma senha.

Se você já tiver uma conta do Google, poderá usá-la para entrar no orkut.




Continue lendo…

Vício em web pode ser reconhecido como doença

Os Estados Unidos vão pesquisar se vício em internet pode ser classificado como uma doença. A Associação Médica Americana pediu por mais pesquisas sobre riscos de saúde pública envolvendo videogames e internet mas não chegou a classificá-los como causadores de dependência.

A AMA, que recomendou uma revisão do atual sistema de classificação de games, também disse que deixaria para a Associação Psiquiátrica Americana e outros especialistas decidirem se o vício em jogos eletrônicos deve ser qualificado como uma doença mental.

"Apesar de mais estudos serem necessários sobre o potencial de dependência de videogames, a AMA parmanece preocupada sobre os efeitos de comportamento, saúde e sociais do abuso no uso de videogames e Internet", disse o presidente da entidade, Ronald Davis.

O debate da AMA sobre vício em jogos de videogame no encontro anual do grupo causou preocupação entre médicos, que não têm certeza sobre o que dizer a pacientes e pais preocupados.

"Quando se trata de um jogo que está controlando os comportamentos de alguém, e dominando a vida diária, então você está falando de uso compulsivo, esteja isso categorizado em um manual psiquiátrico ou não", disse Davis a repórteres em uma coletiva de imprensa.

Continue lendo…

MSN e Orkut inspiram alunos no 'Desafio de Redação'

Os principais instrumentos de comunicação virtual - o site de relacionamentos Orkut e o MSN, programa de conversa em tempo real - inspiraram os alunos do Ensino Fundamental das escolas de Rio Grande da Serra que iniciaram, segunda-feira, a segunda edição do Desafio de Redação. A iniciativa é uma ação conjunta do Diário e da USCS (Universidade Municipal de São Caetano do Sul). O autor da melhor redação será premiado com uma bolsa de estudos da universidade.

Cerca de 5.000 estudantes de nove escolas do Ensino Fundamental de Rio Grande aceitaram o desafio de escrever sobre relacionamentos na era da tecnologia, como dita o tema, Amizade.com. Já a missão do Ensino Médio é tratar sobre Amizade na Rua.

Em sua redação, Glenda Stella da Silva, 12 anos, aluna da 6ª série da EE Cora Coralina, lembrou que nem todas amizades feitas pela internet nem sempre são positivas. "Abordei a questão da pedofilia e os perigos das amizades feitas com desconhecidos pelo Orkut e MSN. Nem sempre dá para confiar em todo mundo."

A garota, que adora escrever e navegar pela web, pretende cursar faculdade. "Ainda não sei se de biologia ou artes cênicas. Quero ver se consigo entrar no Senai, ser encaminhada à uma boa empresa e com parte com salário abrir uma poupança. Caso contrário, não terei como pagar os estudos." Ela conta que o computador da família foi presente que o irmão ganhou como prêmio em um concurso promovido pelo Pólo Petroquímico.

Se depender da dedicação dos participantes, a competição promete ser acirrada. Aluno da 6º série, Gabriel Fialho, 11, conta que abusou da criatividade para escrever. "É uma história de ficção que começa depois que eu entro no MSN e uma pessoa estranha vem me chamar para conversar", adianta Fialho, que quer cursar jornalismo para trabalhar como repórter de televisão. Na escola, ele costuma entrevistar colegas e professores com o gravador que ganhou do pai recentemente.

Aluna do terceiro ano do Ensino Médio, Vanessa Rodrigues de Souza, 17, também foi uma das concorrentes de segunda-feira. Ela diz ter facilidade para escrever e gostar do tema proposto, tanto que ela foi uma das primeiras a finalizar o texto. "Escrevi sobre a importância da amizade para o desenvolvimento social dos seres humanos. Gostei do resultado e se eu ganhasse a bolsa seria perfeito. Quero muito estudar pedagogia."

As provas do Desafio de Redação serão aplicadas até o dia 17 de setembro. Nesta terça-feira será a vez das escolas de Ribeirão Pires. A expectativa é que 300 escolas públicas e particulares sejam envolvidas no projeto e produzam, no mínimo, 100 mil redações. No ano passado foram elaborados mais de 94 mil textos sobre o tema O Futuro da Minha Cidade.

Os trabalhos serão corrigidos e avaliados por uma comissão de professores e universitários da USCS, além de convidados. Serão analisados aspectos como concordância ao tema proposto, criatividade, coerência gramatical, legibilidade e obediência ao número de linhas (de 20 a 30).

Visitem nosso parceiro Cativa Google (Humor é aqui)

Continue lendo…

Novo layout no orkut?!

Pelo jeito o sr. Buyukkokten e o Google resolveram levar sua rede social mais a sério, a começar pelo fato de anunciarem diversas novidades esses dias, o que, por fim, está deixando os miguxos e miguxas do orkut em polvorosa e os "entendidos" do assunto com aquele olhar cético sobre a situação toda.

Entre as novidades mais perigosas está, sem dúvidas, a liberação para que os usuários possam enviar imagens, vídeos e até mesmo códigos em HTML (onde mora todo o perigo) para os seus amigos na página de recados de seus perfis. =O

Além disso, podemos acrescentar ao bolo a possibilidade de cortar as fotos de seu perfil assim que são enviadas, um blog oficial e, mais recentemente, uma mudança não tão brusca, mas definitivamente pra melhor, no layout da página de entrada do orkut, que deixou de exibir as fotos dos amigos indianos nela. =|

Até aí tudo bem, se não fosse pela nota que o Fabio Seixas postou em seu blog, informando que ficou sabendo que a Cuban Council, uma das agências mais f* quando o assunto se trata de navegabilidade interativa, refez todo o layout do orkut! =O

Tal acusação, somada aos bad bad servers que teimaram em reaparecer, mais o novo layout da homepage, só me fazem acreditar que o cara tem razão e que algo muito chocante ocorrerá esses dias pelo 'site roxo'. Não sei se as informações batem, afinal, o que o Spiceee e o Fábio disseram foi que o orkut vai mudar a ponto de você poder customizar o seu perfil, não tanto quanto o MySpace. Aposto agora mesmo, como um zilhão de pessoas não gostarão das mudanças, brasileiro realmente é um povo muito conservador, mas é esperar pra ver! Eu to ansioso! =D

PS: Só vi agora, mas o Vinícius avisou que o recurso de ler os scraps do orkut fora dele, não funciona mais, o que é uma pena. Ele também avisou do novo layout acima mas só fiquei sabendo agora. Mas não custa nada deixar o aviso de agradecimento a ele e para que as pessoas fiquem informadas do fato. =D

Continue lendo…

segunda-feira, 11 de agosto de 2008

O Orkut

Orkut é uma comunidade virtual afiliada ao Google, criada em 22 de Janeiro de
2004 com o objetivo de ajudar seus membros a criar novas amizades e manter
relacionamentos. Seu nome é originado no projetista chefe, Orkut Büyükkokten,
engenheiro do Google. Sistemas como o adotado pelo projetista, também são
chamados de rede social.

Esta é a definição encontrada na WIKIPÉDIA2, enciclopédia colaborativa online.
O Orkut (http://www.orkut.com) é um website orientado para as trusted networks:
para participar da rede, o usuário deve ser convidado. Assim, estabelece-se uma
confiança – uma recomendação– entre quem convidou e a pessoa convidada. Além
disso, existe nuances que gostaria de destacar sobre o Orkut e como ele é usando.
Primeiro para participar, o usuário tem que preencher um perfil com suas
características em três aspectos: social, profissional e pessoal. Neste perfil é óbvio que
usuário pode mentir ou deixar certas informações em branco, mas se faz necessário
passar pelas inúmeras perguntas para poder participar da comunidade. Além do mais,
serão estas informações que vão criar a pessoa na rede, se não forem dadas informações
suficientes (erradas ou não) não seria possível distinguir o usuário. Este perfil compõe
uma informação objetiva do usuário; são dados que o usuário quer mostrar, o que
GOFFMAN chamaria de “given” (dada).
Outro ponto muito importante para o Orkut é a seleção de comunidades listadas
no perfil, pois agrega características subjetivas do usuário, que podem contrastar com as
características objetivas do perfil. Aqui poderíamos ver uma informação que não é
exatamente controlada pelo usuário, pois por mais que ele defina suas características de
um jeito formal, como no perfil, acaba mostrando características das relações dele online,
que pode ou não ser de acordo com o seu perfil. É uma informação “given off”
(“percebida, dada sem querer”, GOFFMAN).
Também existe a lista de amigos, ferramenta que cria um espaço para navegar
pelos "conhecidos do conhecido", assim aumentando sua rede social. Um fator
importante é que o Orkut estabelece um mapeamento da pessoa que você encontrou através de uma busca para saber se alguém que você conhece é amigo dela, mostrando
isso de uma forma navegável (como Cleber> Fulano> Sicrano > Beltrano).
O Orkut possui uma ferramenta chamada de "Depoimentos". Seria uma
ferramenta que tem a proposta de dizer "ah, fulano existe, eu conheço" com o ideal de
verdade.
É um pequeno parágrafo que um usuário diz sobre o outro. E este parágrafo é
moderado: o usuário sobre quem foi escrito tem que aprovar se vai ou não ser
publicado. E depois de aprovado, o usuário que recebeu o depoimento pode apagar se
assim lhe interessar.
É interessante este comprometimento com a verdade e a existência para definir o perfil
da pessoa. Não apenas o que ela diz ser (o perfil), mas o que dizem dela. Não que esta
construção vai realmente ratificar a veracidade da personalidade do perfil, mas é um
índice para a credibilidade.

Continue lendo…

domingo, 10 de agosto de 2008

Porque existe tanto brasileiro no Orkut? Ou as Redes sociais e o Homem Cordial*

Este trabalho objetiva trazer uma discussão sobre o elemento da cordialidade nas
redes sociais on-line. Tentar perceber quais elementos da participação brasileira no
Orkut tem a ver com a cordialidade e o impacto nas redes sociais. Primeiro será
apresentado o Orkut e algumas de suas ferramentas, com destaques em áreas
importantes para a comunicação. Será aprofundado sobre as redes sociais e em seguida,
apresentarei o Homem cordial de Sérgio Buarque de Holanda.
Palavras-chave
Comunidades virtuais; Orkut; homem cordial; cibercultura.
Esta é uma pergunta que, no início, tinha um tom meio segregacionista nas
comunidades (pois era feita por pessoas “de fora”) no Orkut, mas agora tomou uma
dimensão realmente relevante. Porque 71,08% de uma comunidade de 6,2 milhões de
pessoas é composta por brasileiros? O que fez 4,4 milhões de pessoas participarem num
período de tempo tão curto (um ano, ver figura 1)?
Palavras-chave
Comunidades virtuais; Orkut; homem cordial; cibercultura.
Esta é uma pergunta que, no início, tinha um tom meio segregacionista nas
comunidades (pois era feita por pessoas “de fora”) no Orkut, mas agora tomou uma
dimensão realmente relevante. Porque 71,08% de uma comunidade de 6,2 milhões de
pessoas é composta por brasileiros? O que fez 4,4 milhões de pessoas participarem num
período de tempo tão curto (um ano, ver figura 1)?

S - Cultural aspects 2/8/2004 06:42
Hi there
I could recommend you to check out Sergio Buarque de Holanda's
Raízes do Brasil, and the description of the homem cordial, the
Brazilian man who is friendly and the notion of public/private is
very peculiar.1

Este post traz um ponto muito importante para a discussão, pena não ter sido
discutido: qual o papel do “homem cordial” nas redes sociais, especialmente as redes
sociais on-line? Como ficam as relações on-line com a “cordialidade”?
Este é o objetivo deste trabalho: trazer uma discussão sobre o elemento da
cordialidade nas redes sociais on-line. Tentar perceber quais elementos da participação
brasileira no Orkut tem a ver com a cordialidade e o impacto nas redes sociais.
Primeiro será apresentado o Orkut e algumas de suas ferramentas, com
destaques em áreas importantes para a comunicação. Será aprofundado sobre as redes
sociais e em seguida, apresentarei o Homem cordial de Sérgio Buarque. Por fim
apresentarei a conclusão desta análise.
Visitem nosso parceiro Cativa Google (Humor é aqui).

Continue lendo…

sexta-feira, 8 de agosto de 2008

'I' de Escola e 'E' de isqueiro




Veja mais vídeos engraçados, clique AQUI.

Continue lendo…

Ídolos, Ridicula



Continue lendo…

Mico ao vivo, Peido da apresentadora



Continue lendo…

Bebe Karaté



Continue lendo…

Missão quase impossível pra elas!!



Continue lendo…

Vídeo impressionante, na velocidade do som



Continue lendo…

Bunda/Arrancada Espetacular




Veja mais vídeos, clique AQUI.

Continue lendo…

segunda-feira, 4 de agosto de 2008

O que é Orkut?

O orkut.com é um website de comunidade on-line projetado para amigos. O principal objetivo deste serviço é tornar a sua vida social, e dos seus amigos, mais ativa e estimulante. A rede social do orkut pode ajudá-lo tanto a manter relacionamentos existentes quanto a estabelecer novas amizades entrando em contato com pessoas que você não conhece. A decisão sobre com quem interagir cabe inteiramente a você. Antes de conhecer um membro do orkut, você pode ver qual é a sua conexão com ele pela rede de amigos.

O orkut permite que você encontre facilmente pessoas que compartilhem seus hobbies e interesses, procure relacionamentos afetivos ou estabeleça novos contatos de trabalho. Você também pode criar e participar de uma ampla variedade de comunidades on-line para discutir eventos atuais, reencontrar antigos amigos de colégio e etc....

Para participar do orkut.com, você precisa ser convidado por alguém que já faça parte dessa rede.Clique aqui faça seu pedido que nós te enviaremos um convite para seu e-mail logo que lermos seu e-mail.

Clique no link contido no e-mail que você recebeu e siga as instruções para criar um nome de usuário e uma senha. Se achar que o orkut não tem nada a ver com você, sinta-se à vontade para deletar o convite.


Por que se chama orkut?

O orkut.com é um novo serviço de rede social cujo nome remete ao engenheiro da Google que o desenvolveu, Orkut Buyukkokten. (Orkut é mais fácil de soletrar e pronunciar que Buyukkokten.) O serviço foi criado como um projeto independente e não faz parte do portfólio de produtos do Google

Continue lendo…

Uma análise do Orkut: Vantagens e desvantagens

Há alguns meses que escrevi uma coluna sobre o Orkut e, agora, volto a falar sobre isso. O primeiro texto fazia uma apresentação desse serviço, enquanto este trata de aspectos que avaliam as vantagens e desvantagens de usar o Orkut. Por se tratar de uma análise de cunho pessoal, este artigo contém opiniões minhas que podem ser completamente diferentes das suas. Se você não conhece o Orkut, leia o primeiro artigo sobre ele antes de ler este. Dessa forma, você poderá entender melhor alguns termos que são empregados aqui.

O Orkut é um serviço muito popular na internet, principalmente entre os brasileiros (no momento em que escrevia esse texto, 62% dos participantes do Orkut eram do Brasil). Os assuntos abordados em comunidades são os mais diversos. Devido a isso, achar comunidades e discussões que são consideradas pura perda de tempo é muito fácil, o que acaba fazendo com que alguns tenham opiniões bem negativas a respeito do Orkut. Porém, tudo é uma questão de gosto e afinidade.

Apesar dos pesares, existem comunidades no Orkut que realmente vão de encontro com os interesses de muitas pessoas. Vamos ver alguns exemplos:

Existe uma comunidade que fala sobre a "musiquinha" do Plantão da Globo que interrompia qualquer programa que estivesse sendo exibido na Rede Globo para dar uma notícia importante. Quando eu ouvia essa música, "pulava da cadeira" de susto e me perguntava: "quem morreu?" (o Plantão da Globo por muitas vezes noticiou a morte de uma personalidade famosa). Sinceramente, achava que só eu tinha essa reação, mas, num belo dia, encontrei a tal comunidade que trata do assunto e qual não foi a minha surpresa ao ver que muita gente reagia da mesma forma que eu.

Alguns amigos meus sabem que uma das coisas que admiro é o Metrô de São Paulo. No Orkut, encontrei várias comunidades que tratavam disso e entrei numa delas. O interessante é que, nela, estão funcionários e ex-funcionários do Metrô. Nós, os usuários, fazemos perguntas freqüentes sobre o Metrô e acredite, descobrimos coisas muito interessantes a respeito dos trens e da organização da empresa. Em um certo dia, o fundador da comunidade, um ex-funcionário do Metrô, conseguiu marcar um encontro na estação Vila Madalena, onde conhecemos todo o funcionamento da estação, tiramos dúvidas com os profissionais do Metrô e fizemos algo que achei mais divertido e interessante que andar em montanha-russa: uma viagem de ida e volta numa das linhas, dentro da cabine do trem. Uma experiência inesquecível.

Há comunidades que tratam de assuntos delicados, como aquelas destinadas a pessoas que sofrem de solidão, depressão, fobia social, entre outros. O fato de uma pessoa expor um problema traz a ela um certo conforto, pois além de desabafar, ela recebe comentários de quem já passou por aquela situação e vê que não é a única pessoa a ter aquela angústia.

Para tratar de assuntos profissionais o Orkut também é interessante. Há comunidades sobre profissões específicas, onde os participantes trocam dicas, recebem conselhos dos mais experientes, organizam encontros, enfim.

Se a questão é diversão, opções não faltam no Orkut. Existem comunidades muito divertidas e inusitadas. Como exemplo, participo de uma chamada "Traumas de infância", onde os depoimentos, em sua maioria, são muito engraçados. Ah, a citada comunidade da "musiquinha do plantão da Globo" também proporciona boas risadas.

Bom, se eu for falar de todas as comunidades que gosto, esta coluna estará mais para um livro on-line. Vamos agora ao lado ruim do Orkut. Para começar, algo que irrita muitos os usuários (alguns até se afastam por causa disso): a lentidão. Em determinados horários (para falar a verdade, na maioria das horas)é um exercício de paciência entrar numa comunidade ou postar uma mensagem. Se não é a lentidão, é a freqüente exibição de avisos de erros. É tanta gente participando, que os servidores do Orkut não dão conta do recado (se bem que alguns associam o problema a uma suposta má elaboração do serviço). Uma vez acessei o Orkut às 6 horas da manhã e a navegação estava satisfatória, afinal, há pouca gente nesse horário.

Existe também a questão da exposição. Já vi um relato, cuja veracidade não consegui comprovar, de uma garota que foi seqüestrada graças a informações obtidas em sua página no Orkut. Os seqüestradores descobriram que ela era filha de um empresário bem-sucedido e obtiveram informações sobre o bairro que ela morava e a escola em que estudava verificando as comunidades que a garota participava, além das informações pessoais existentes em seu profile. De fato, não é recomendável divulgar números de telefone, local de residência, de estudo ou de trabalho, ou qualquer outra informação que revele algo muito importante sobre você.

Falando novamente em comunidades, nelas há problemas também. Notei que em algumas a discussão sobre o assunto tratado esgota e, ou a comunidade fica com cada vez menos participação dos usuários ou estes começam a fazer jogos do tipo "Você ficaria com a pessoa acima?", "qual a comunidade mais estranha que a pessoa acima participa?". Esses jogos até que são divertidos, mas, num dado momento, irritam pelo excesso.

De um modo em geral, acho que o Orkut tem mais vantagens do que desvantagens. É uma maneira diferente de conhecer pessoas, reencontrar colegas e amigos, trocar experiências e obter informações sobre determinados assuntos. De certo que é necessário paciência e interesse para achar algo que lhe agrade, mas, pelo menos para mim, os esforços valem a pena.

Muitos ainda questionam sobre os reais interesses do Google em manter o Orkut. Outros acham que o serviço é mais uma moda de adolescente (o que não é verdade). Há também quem ache o Orkut algo totalmente desnecessário. Conforme o artigo demonstrou, eu tenho uma opinião favorável ao Orkut, uma vez que por meio dele consigo me divertir, encontrar gente interessante, trocar experiências e adquirir conhecimentos, mesmos que estes sejam limitados. E isso vale para qualquer outro site de redes sociais. Me referi exclusivamente ao Orkut por ser o único que participo. De modo geral, só acho perigoso trocar a "vida real" por uma "vida orkutiana". É necessário um equilíbrio, afinal, todo excesso é prejudicial.

Ps: o InfoWester também tem sua comunidade. Se você é um usuário do Orkut, está convidado a participar. Lembramos que, para participar do Orkut, é necessário receber um convite on-line de um usuário. O InfoWester não distribui convites.

Continue lendo…

Orkut: a nova onda da Internet

Eu já me considero um "heavy user" da Internet. Resolvo problemas, faço provas, executo trabalhos, realizo negócios, desabafo minhas mágoas, procuro informações dos mais variados tipos, enfim, a Internet é algo que simplesmente faz parte do meu cotidiano. Mesmo já tão acostumado em usar a "rede mundial", muitas vezes paro e fico pensando na quantidade de coisas que a Internet permite fazer (e permitirá). Fico maravilhado, tal como se fosse um internauta que visita pela primeira vez um site, que recebe pela primeira vez um e-mail.

A Internet é um complexo mecanismo de troca de informações dos mais diversos tipos. O fato de o mundo todo estar interconectado permite uma ampliação de conhecimentos e de soluções para problemas até então limitados à sua própria origem. Mas o ponto crítico da Internet é conectar pessoas. Seja por questões profissionais, seja porque fiquei uma noite conversando num chat, eu conheço pessoas de diversas localidades e países, de diferentes culturas, de diferentes opiniões. Muitas vezes, a necessidade de comunicação é tão grande que chega a ignorar a questão do idioma. Já recebi e-mails em inglês e em francês de pessoas fazendo perguntas sobre algum artigo meu e que eu mal faço idéia de como entenderam o idioma do material (português). Talvez usaram alguma ferramenta de tradução.

A grande questão é que comunicação é uma necessidade. O fato de uma pessoa expor seu cotidiano por ICQ, por IRC ou por outro meio, estando em outro país e até mesmo em outro continente, dá mesmo a impressão de que o mundo encurtou. O fato de você ler um artigo em um site canadense, dá mesmo a impressão de que não existem fronteiras. O fato de você expor sua opinião em um blog e receber manifestações de pessoas que você nem conhece pessoalmente, dá mesmo a impressão de que você não está sozinho com seus problemas, com suas comemorações, com seus sonhos.

Sites, e-mails, ferramentas de mensagens instantâneas (ICQ, MSN Messenger, etc), videoconferência. Essas são apenas algumas das mais populares formas de comunicação com outras pessoas pela Internet. Mas uma "invenção" recente me chamou muito a atenção (e a atenção de muita gente): as redes sociais, com grande destaque para o Orkut (mas existem outras, como o Friendster e o ICQ Universe).

Orkut é um sistema criado pelo Google e lançado em fevereiro de 2004. O nome vem de um funcionário da empresa, que desenvolveu esse projeto: Orkut Buyukkokten. O Orkut é um serviço que permite a você fazer e relacionar amigos (não necessariamente no sentido literal da palavra, mas sim no aspecto de se relacionar com pessoas que tenham alguma(s) afinidade(s) com você) e participar de comunidades sobre o mais diversos assuntos. Basicamente, você tem um painel com a relação de seus amigos e outro painel com a relação das comunidades. Cada pessoa tem uma descrição e você pode ver de quais comunidades ela participa, quais os amigos que ela tem, mandar mensagens a ela e até mesmo se declarar fã da pessoa.

Quanto a comunidades, existem milhares, algumas voltadas até a coisas bizarras. Há desde de comunidades dedicadas à assuntos sérios como programação, jornalismo e ciência, até comunidades voltadas ao divertimento, como as que declaram ódio a uma pessoa famosa, que tratam de "micos", enfim. Se você é fã de uma banda de música, certamente encontrará uma ou mais comunidades de fãs do grupo. Se você adorava o seriado Jaspion, vai encontrar muita gente que também gosta. Se você trabalha com contabilidade, mas tem curiosidade em saber a respeito do cotidiano do pessoal que trabalha com medicina, lá você vai encontrar comunidades sobre o assunto. De maneira geral, é possível explorar qualquer tema. Eu mesmo fiquei admirado ao descobrir uma comunidade da filial da Estônia da empresa em que trabalho. Ah sim, você também pode criar sua própria comunidade.

E como não poderia deixar de ser, os adeptos do software livre marcam presença. Há centenas de comunidades voltadas ao Linux, por exemplo. Há comunidades como as de usuários do Red Hat, participantes do LinuxChix e até de sites brasileiros, como o Viva o Linux. Também há grupos mais específicos, como comunidades de programadores e engenheiros de software.

Em resumo, o grande "barato" do Orkut é poder se relacionar com pessoas e comunidades com as quais você possui afinidades. É muito interessante tratar em um só lugar de assuntos profissionais, acadêmicos, de lazer, de humor, enfim. O nome "rede social" é mais do que aplicável. No Orkut, você tem que conviver com as pessoas de maneira semelhante ao seu convívio cotidiano na rua, no trabalho, na faculdade. Essa questão é levada tão a sério que uma das exigências para fazer parte do Orkut é fornecer informações verídicas sobre você em seu cadastro. E como não poderia deixar de ser, assim como no dia-a-dia você pode fazer amigos e inimizades, ter afeto e ódio, conquistar um/uma homem/mulher ou levar "um pé na bunda", o mesmo ocorre no Orkut.

Um constatação importante no Orkut é que os brasileiros são a maioria por lá (assim como acontece no serviço Fotolog.net). Muito provavelmente isso se deve ao fato do brasileiro ser mais comunicativo, de criticar com humor e de ser um povo que adora se relacionar.

Se você não participa do Orkut, mas tem vontade, saiba que é necessário alguém te convidar. No Orkut não é possível simplesmente visitar o site e se cadastrar. Por um lado, isso é bom, afinal, você entra já tendo um amigo. Por outro lado, a espera por um convite pode demorar muito!

E como já estou encerrando, vou aproveitar os minutinhos que me sobram e refletir mais uma vez sobre as maravilhas da Internet. Ok, você pode até achar isso um exagero, mas é melhor do que ficar irritado com cada SPAM que chega à minha caixa postal e com cada e-mail falso de bancos que recebo, enviados por indivíduos inescrupulosos que tentam roubar o pouco dinheiro que tenho em minha conta bancária. Até mais!

Um oferecimento de Cativa Google.

Continue lendo…

sábado, 2 de agosto de 2008

Piada sobre Orkut


NO INFERNO!
Expliquei que era tudo um exagero o que ele estava dizendo. Nunca tinha cometido aqueles abusos.
Aí o Diabo pareceu irritado e respondeu:
- Não é nada disso que eu vi no seu perfil do ORKUT.

Continue lendo…

Algumas dúvidas sobre as atuais mudanças do Orkut

O Terra Informática colocou em seu site uma explicação bem completa referente a alguns problemas que os usuários do Orkut estão tendo com as atuais mudanças ocorridas no site. Abaixo seguem as perguntas e respostas sobre várias dúvidas atuais.

1. O que mudou no acesso ao Orkut?
A partir de agora, para acessar o Orkut, o usuário deve ter uma conta do Google. O propósito é integrar o site de relacionamento social com os demais serviços online da empresa, por meio de um único login (no caso, um endereço de e-mail válido) e uma única senha. Usuários do Gmail, o serviço de correio eletrônico do Google, não necessitam criar uma conta nova, pois a que têm já serve para os demais serviços.

2. Ainda estou entrando e navegando normalmente com a minha conta do Orkut. Por que isso ocorre?
A migração para o novo sistema de acesso ao Orkut está sendo implementada de forma gradual. Por isso, muitos usuários ainda não encontram problemas para entrar no serviço com suas contas “antigas”. De acordo com a assessoria de imprensa do Google no Brasil, a matriz norte-americana deu um prazo de 48 horas para completar a migração, que teria começado na noite de segunda-feira, pelo horário de Brasília.

3. Não tenho interesse nos demais serviços do Google. Sou obrigado a criar a conta?
Sim. Depois de completada a migração, não será mais possível acessar o Orkut sem ter uma conta do Google. O cadastramento exige somente um endereço de e-mail válido (pois será necessário responder uma mensagem de confirmação) e uma senha. Depois, quando for solicitado, o usuário deve vincular as contas do Orkut e do Google. Passa, então, a utilizar somente a segunda para acesso ao serviço.

4. O que acontece com meus nome de usuário e senha do Orkut?
Não são mais necessários. Você passa a acessar o Orkut com o e-mail e a senha fornecidas na criação da conta do Google. É possível, no entanto, utilizar a mesma senha no cadastramento da conta.

5. Com a mudança, o Google passa a ter acesso a todas as informações pessoais que tenho no Orkut?
O Google já teria acesso às informações pessoais disponíveis no Orkut, pois o site de relacionamento social é seu - foi um projeto desenvolvido “nas horas vagas” por um de seus funcionários. Mas, dentro de sua política de privacidade, a empresa garante jamais utilizar tais informações para ações de marketing ou compartilhá-las com terceiros.

6. Existe alguma outra questão de segurança com a qual devo me preocupar?
A empresa brasileira Batori Softwere & Security adverte que a mudança no acesso ao Orkut pode ser utilizada como isca por criminosos para obter dados pessoais dos usuários do serviço. Para tanto, eles utilizariam e-mails falsos e páginas de cadastramento clonadas - mesmos métodos utilizados para roubar informações bancárias, por exemplo.

Fique atento: todo o procedimento pode ser feito pelos endereços http://www.orkut.com e http://www.google.com/accounts/NewAccount. Ignore qualquer enderereço diferente dos citados, assim como e-mails de procedência desconhecida - você deve receber somente o de confirmação, logo depois da criação da conta do Google. A Batori acrescenta que os criminosos virtuais preferem sábados e domingos para enviar suas mensagens falsas.

7. Sou usuário do Gmail. Preciso fazer alguma coisa?
Com a sua conta do Gmail, você já tem acesso a todos os serviços do Google. Então, é desnecessário criar outra. Basta apenas entrar no Orkut e, quando solicitado, vincular as duas contas.

8. Não tenho contas do Gmail nem do Google. Qual devo fazer?
No Brasil, por enquanto, para ter uma conta do Gmail, é necessário receber o convite de um usuário que já é cadastrado no serviço. No caso de uma conta do Google, é possível utilizar o endereço de e-mail pessoal ou qualquer outro que você utilize para preencher formulários e cadastramentos em sites e serviços online (medida altamente recomendada). Para criar uma conta no Google, você deve ir ao endereço abaixo: http://www.google.com/accounts/NewAccount

9. Depois de criar uma conta no Google, tenho a opção de cancelá-la?
Sim. Basta ir ao endereço http://www.google.com/accounts e preencher os seus endereços de e-mail e senha. No final do menu do lado esquerdo, está disponível um link (”Excluir todas as informações da conta”) para cancelamento da conta do Google. Lembre-se, no entanto, que você não poderá mais acessar o Orkut.

10. Onde obtenho mais informações sobre a mudança no acesso ao Orkut?
O Orkut já tem uma seção de perguntas frequentes (FAQ) sobre a migração para as contas do Google. Em português, a página está disponível no endereço: http://help.orkut.com/support/bin/topic.py?topic=945&hl=pt-BR

Continue lendo…
 

Blog de teste | Design by iBloGraphics